Telhas cerâmicas apresentam benefícios para o meio ambiente
As telhas cerâmicas precisam ser selecionadas de forma criteriosa para garantir o conforto térmico e acústico de residências, galpões e empreendimentos industriais e comerciais. Especialistas recomendam uma atenção especial a critérios como durabilidade, resistência, peso, inclinação, normalização, além das questões estética e arquitetônica.
Outro fator importante é a sustentabilidade ambiental. Usar telhas cerâmicas com melhor isolamento térmico pode contribuir para o menor uso de ventiladores, aquecedores e ar condicionado. O resultado é uma maior economia de energia e redução de custos. São muitas opções no mercado, que variam conforme o tipo de material em sua composição, ou formato, entre outros.
Um dos mais tradicionais materiais para produção de telhas e coberturas é a cerâmica vermelha. A empresa canadense Quantis realizou um estudo sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de Telhas Cerâmicas. A pesquisa comprovou que a cada m² de cobertura cerâmica é necessário 70% a menos de água. Por serem de 15 a 20% mais leves e realizarem menores distâncias de transporte, emitem 70% menos de CO2 na atmosfera e consomem 57% menos energia.
O conforto térmico é outro benefício da telha cerâmica, segundo o diretor da área de Telhas Cerâmicas José Joaquim da Costa da Anicer. “Vale ressaltar que nas diversas regiões do país, os fabricantes têm acesso a argilas com excelentes propriedades minerais. Isso garante aos produtos finais durabilidade, conforto térmico e acústico e preço competitivo”, explica.
O segmento de cerâmica vermelha no Brasil representa 4,8% da indústria da construção civil. E gera cerca de 1,2 mil postos de trabalho direto e indireto. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor possui um faturamento anual superior a R$ 18 bilhões.
Descubra sobre as telhas cerâmicas esmaltadas da Real Telhas Esmaltadas.